Nederlands  |  Español  |  Português  |  English

10 a 20 de Abril de 2008

Esta é a sexta edição do festival de cinema Português e Espanhol organizado pelo Lumen em colaboração com o Instituto do Cinema e do Audiovisual, as embaixadas de Espanha e Portugal, o Instituto Cervantes e outras organizações espanholas e portuguesas. De 10 a 20 de Abril exibem-se filmes especialmente importados para o festival e apresentam-se várias antestreias na Holanda. Esta edição oferece uma perspectiva muito actual do panorama cinematográfico dos dois países.

De Espanha vêm alguns filmes recentemente galardoados com prémios Goya. A sessão de abertura contará com o filme LA SOLEDAD que ganhou o prémio para melhor fotografia e melhor realizador. Maribel Verdù (finalmente) ganhou o prémio para melhor actriz no papel principal no filme SIETE MESAS DE BILLAR FRANCÉS. Destacaram-se também EL ORFANATO, com o melhor jovem realizador e argumento original, e TADEO JONES Y EL SÓTANO MALDITO como a melhor curta-metragem de animação.

De Portugal destacam-se: CRISTÓVÃO COLOMBO – O ENIGMA, o último filme do decano mundial dos realizadores de cinema, Manoel de Oliveira, o documentário premiado AINDA HÁ PASTORES?, que retrata o desaparecimento da tradição do pastoreio em Portugal, e a curta-metragem de animação premiada no Cinanima, CÂNDIDO.

As antestreias são EL ORFANATO (o filme mais visto em Espanha em 2007), CAÓTICA ANA, a última obra de Julio Medem, e PUDOR.

De novo teremos convidados vindos de Portugal e Espanha expressamente para o festival. Estão confirmadas as participações do realizador Jorge Pelicano do filme AINDA HÁ PASTORES?, de Eusebio Pastrana, realizador de SPINNIN’ e ainda de Zepe, realizador de CÂNDIDO, que será convidado na sessão especial de animação.

No domingo, dia 13 de Abril, celebramos a "Fiesta de Cine" com três filmes - SIETE MESAS DE BILLAR FRANCÉS, MANÔ e 7 VIRGINES - música flamenca ao vivo e tapas. Tudo a um preço de amigo. E para ajudar à despedida do Festival, o Lumen exibirá nos três dias seguintes o filme FADOS do realizador espanhol Carlos Saura. Será difícil encontrar um filme tão ibérico como este.

E claro, após as sessões poderá descontrair-se no Lumencafé, onde encontrará uma atmosfera ibérica.

Display from 23 March 2008
Expired on .

www.Festiberico.net

Abril 2008
Dom Sáb
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3